Treino funcional: exercícios para fortalecer o corpo inteiro
Se têm Instagram ou TikTok, de certeza que já ouviram falar em “treino funcional” e “alimentação funcional”. Mas afinal o que é isto do treino funcional? Explico-vos melhor as vantagens do treino funcional e como usar estes exercícios para fortalecer o corpo inteiro!
O que é o treino funcional?
O treino funcional é constituído por exercícios que trabalham todos os músculos ao mesmo tempo. Isto é, ao contrário da musculação, em que pode só estar a trabalhar os bíceps, no treino funcional tem de usar todos os grandes grupos musculares. Normalmente, o treino funcional é feito com o peso do próprio corpo, embora possa usar acessórios.
Quais são as vantagens do treino funcional?
A grande vantagem do treino funcional é que, como trabalha todos os grupos musculares, também ganha consciência corporal, coordenação motora, agilidade e equilíbrio. Ao mesmo tempo tem todos os benefícios do treino muscular habitual, que são ganhar força muscular e desenvolver mais músculo.
Outra grande vantagem do treino funcional é que pode ser realizado por qualquer pessoa, dos mais novos aos mais velhos, desde que a intensidade do exercício seja adequada à sua condição física. Para garantir que isto acontece, recomendo procurar um personal trainer em Braga ou um personal trainer no Porto.
Finalmente, como já disse acima, o treino funcional usa o peso do nosso próprio corpo. Por isso, se não tem dinheiro para pagar a mensalidade do ginásio, se não quer adquirir materiais ou se passa muito tempo em viagens por motivos profissionais, é excelente para si.
5 exercícios de treino funcional
Agora que já clarifiquei o que é o treino funcional e as duas vantagens, quero deixar-vos 5 exercícios de treino funcional. De certeza que já os conhecem, mas é sempre bom relembrar que os exercícios mais clássicos também trazem bons resultados. Nem sempre é preciso inventar!
Agachamento
O agachamento é um óptimo exercício para fortalecer o corpo. Para fazer bem o agachamento, deve colocar os pés para frente e à largura dos ombros. A seguir, contraia o abdómen, agacha-se, e volte para a posição inicial. Se quiser aumentar a dificuldade, experimente fazer agachamentos com halteres.
Burpee
Os burpees são um exercício bastante completo e que também resulta um grande gasto calórico, por isso são ideais para quem quer perder peso. Se nunca fez, é natural que fique cansado rapidamente e que o ritmo cardíaco aumente. Por isso, vá aumentando as séries lentamente. O movimento é difícil de explicar, por isso deixo um vídeo abaixo:
Flexões
As flexões são aquele clássico, não é? Mas por um bom motivo. Ao fazer flexões está a usar tanto os músculos dos brancos como também os músculos da região abdominal, lombar e pélvica. Apoie-se com as mãos ou com os cotovelos no chão e fique em pontas de pés. Tente aguentar cada vez mais tempo na posição!
Abdominais
Outro clássico do treino funcional são os abdominais. Embora trabalhem os músculos abdominais de forma mais isolada, também trabalham ligeiramente os membros superiores e inferiores. Caso esteja esquecido, é muito fácil de fazer: só tem de se deitar no chão, fletir as pernas e voltar a cima sem levantar os pés!
Corda naval
Para terminar, deixo aqui um exercício que precisa de acessório, mas só precisa de uma corda. E não, não é saltar à corda! Segure a corda com as mães e, com os joelhos fletidos, mova as mãos para cima e para baixo de modo a que a corda comece a ondular. Apesar de parecer simples, garanto que ajuda a aumentar a sua resistência!
Evidentemente, ao longo de um treino funcional não vão fazer apenas um destes exercícios. O ideal é combinar vários destes exercícios em séries diferentes, conforme recomendado pelo personal trainer. No entanto, depois de definirem isso com o vosso treinador, podem fazer o treino funcional em casa, no escritório ou até num hotel sem grandes dificuldades.
À medida que ganham resistência, também podem adaptar o treino para ser cada vez mais exigente. Por isso, é vantajoso ver o personal trainer pelo menos uma vez por semana e fazer essa reavaliação. Mas, como vêem, é muito personalizável, o que torna adequado para qualquer pessoa, dos 8 aos 80!
Comments