Qual é a diferença entre vinílico e flutuante?
Se vai remodelar a sua casa e quer trocar o pavimento, o mais provável é que esteja indeciso entre o pavimento vinílico e o pavimento flutuante. Mas sabe qual é a diferença entre vinílico e flutuante?

O que é o pavimento flutuante?
O pavimento flutuante é um tipo de piso que não exige fixação directa, nem argamassa nem pregos. As placas encaixam umas nas outras como se estivessem a flutuar. Hoje em dia, é a opção mais económica disponível no mercado, além de ser fácil de instalar.
No entanto, mesmo dentro dos pavimentos flutuantes, há uma grande variedade. Temos o pavimento flutuante vinílico e o pavimento flutuante laminado, que têm características e preços diferentes:
O pavimento flutuante laminado consiste num painel de fibra de madeira de alta densidade. Normalmente, é muito convincente a imitar a madeira, pelo que é uma opção moderna e sofisticada. Há pavimento laminado com várias cores e acabamentos, a imitar diferentes tipos de madeira. É resistente a arranhões e a altas temperaturas.
Por outro lado, o pavimento flutuante vinílico é composto por materiais sintéticos, como policloreto de vinilo. Por isso, é um pavimento 100% à volta de água, que pode usar em todos os compartimentos da casa, incluindo na cozinha e na casa de banho. Ao contrário do laminado, também não perde facilmente a cor com o Sol ou com a urina dos animais.
Além destes dois, ainda há o pavimento flutuante de madeira, que tem uma camada superior em madeira envernizada; e o pavimento flutuante de cortiça, que tem uma camada inferior de cortiça, o que proporciona um excelente isolamento térmico e acústico.
Qual é a principal diferença entre vinílico e flutuante?
Como já vimos, o pavimento vinílico também é um tipo de flutuante. Por isso, o mais correcto é falar das diferenças entre o pavimento vinílico e o pavimento laminado.
Exposição à humidade
A principal diferença entre estes dois tipos de pavimento é precisamente a resistência à água. O pavimento vinílico não se danifica com a água, pelo que pode ser aplicado em toda a casa sem interrupções. Por outro lado, o pavimento flutuante só se pode usar em salas, quartos e compartimentos que não estejam expostos à humidade.
Esta diferença em relação à humidade também faz com que o piso vinílico seja mais fácil de limpar. Pode usar uma esfregona ou água para limpar, enquanto o pavimento laminado só deve ser limpo com um pano humecido. Também é recomendável usar apenas os produtos recomendados pelo fabricante para manter o pavimento flutuante em bom estado.
Se tem animais em casa, especialmente cães, talvez o piso vinílico seja mais fácil de limpar e de manter. Este tipo de piso não se estraga facilmente com a urina dos animais e pode usar produtos mais agressivos para limpar quando há acidentes. No entanto, tudo depende do comportamento dos seus patudos.
Durabilidade
No que diz respeito à durabilidade, são muito semelhantes. O piso vinílico dura entre 8 a 15 anos – há alguns pisos com uma garantia superior, mas na minha experiência nunca duram tanto tempo. A durabilidade do piso laminado depende da resistência que comprar. Um piso laminado A5 pode durar 15 a 20 anos, se tiver alguns cuidados.
Isolamento térmico e acústico
Relativamente ao desempenho acústico e térmico, tanto o pavimento vinílico como o laminado têm comportamentos semelhantes. O que faz a diferença é a manta que coloca por baixo do pavimento, e não o pavimento em si. Se vive num prédio com mau isolamento ou tem fracções comerciais por baixo, recomendo o piso de cortiça.
Instalação do pavimento flutuante
A instalação do pavimento flutuante é quase sempre parecida, porque todos usam o mesmo sistema de encaixe. Normalmente, quem instala pavimento vinílico também instala flutuante e vice-versa; por isso a grande diferença é o preço do material, não da mão de obra. Também demoram ambos mais ou menos o mesmo tempo a instalar.
Preço do pavimento vinílico vs laminado flutuante
Há pavimento vinílico e pavimento laminado para todas as carteiras. O melhor é decidir o seu orçamento, visitar uma loja e escolher algo que fique dentro das suas possibilidades. Em relação à instalação, os preços do vinílico e do laminado são muito semelhantes. Se tiver dúvidas, procure aqui o preço do pavimento flutuante e compare as duas opções.
Comments